Libertação Miofascial

O objectivo da libertação miofascial é devolver a elasticidade e flexibilidade perdidas, pondo fim às dores sejam elas crónicas ou ocasionais e mesmo as dores da fibromialgia.
O que significa Miofascial?
Miofascial é uma palavra composta por “mio” significa músculo e “fascial” que é tecido conjuntivo.
Este tecido conjuntivo é um tipo de membrana extremamente resistente e elástica, que envolve cada fibra muscular, cada músculo e toda a superfície do conjunto muscular, permitindo o deslizamento perfeito dos músculos durante os movimentos, fornecendo sustentação aos tecidos, protecção e coordenação.
Para além disso, as fáscias estão interligadas entre si e qualquer alteração numa delas irá afectar o corpo de forma global.
Todos precisamos desta magnífica técnica porque o nosso corpo guarda toda a sua história não só na memória, mas sobretudo no corpo.
A actividade física em excesso, uma má postura, movimentos executados de forma incorrecta, os choques emocionais, o stress, a ansiedade, entre outros, levam geralmente a uma alteração da fáscia pois o nosso corpo cria pequenos nódulos musculares onde está acumulada essa tensão, que são chamamos de pontos gatilho (trigger points). Estes pontos acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema músculo-esquelético, alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular. Estas restrições diminuem o desempenho físico e aumentam o risco de lesão.