A Cura pela imposição das mãos
- Filomena Santos
- 15 de fev.
- 8 min de leitura
Atualizado: 5 de mar.
Este artigo têm por objectivo familiarizar os leitores com o ponto de vista da cura energética e espiritual. O Reiki é uma das terapias, não invasiva, que proporciona este tipo de cura em combinação com as prescrições médicas e, de acordo com os hábitos de vida da pessoa. É de uma simplicidade e eficácia que só experimentando se pode compreender. A palavra reiki tem duas sílabas que significam energia (ki) universal (rei). Existem muitos curadores que usam a imposição das mãos e no caso do reiki, foi o japonês, Mikao Usui, que se dispôs a investigar como é que Jesus curava. E como “aquele que procura acha” ele achou. O que ele praticou tem sido amplamente ensinado até que hoje em dia se ouve falar muito de reiki. Até a OMS (organização mundial de saúde) reconheceu o valor do reiki como uma terapia, que é agora aplicada em muitos hospitais por todo o mundo.

Compreender, controlar e dirigir a energia vital e universal de modo consciente.
Quando está alegre, feliz, energizado ou quando sente alguma outra emoção positiva o seu toque é mais agradável para os outros do que nos momentos em que está de mau humor. A Energia vital transmitida pelo toque da mão quando se está mal-humorado não é a mesma que existe quando se está bem-disposto, de coração aberto, sentindo compaixão, caridade, carinho ou amor.
A maneira como nos sentimos num dado momento manifesta-se por meio da energia que irradiamos, portanto, ao aprender a regular o seu estado anímico e, consequentemente, a natureza e o fluxo da sua energia, qualquer ser-humano poderá utilizar a energia que flui através de si para curar.
É isso que os curadores fazem: através de práticas e metodologia adequadas, aprendem a regular o seu campo energético e a conduzir a Energia com propósitos terapêuticos.
REGULAR O CAMPO DE ENERGIA HUMANA
Tudo o que existe é energia condensada. O ser humano pode e deve usar a força de vontade para desenvolver o conhecimento da sua própria energia (autoconhecimento) e do que o rodeia.
Além da energia condensada visível, o ser humano tem um campo energético à sua volta que o interpenetra. A energia da vida que circula no corpo mantem a livre circulação do sangue, da linfa e de toda a vida biomolecular do corpo.
As práticas que promovem uma vida consciente e plena que todos desejamos são as de um estilo de vida saudável. Alguns hábitos importantes para a manutenção de um estilo de vida saudável são:
- escolher alimentos saudáveis e nutritivos
- fazer exercício físico que goste e possa manter ao longo da vida pois melhora os níveis hormonais e melhora o funcionamento geral do corpo.
- manter uma boa saúde mental encontrando estratégias para controlar os níveis de stress e ansiedade tanto na vida profissional como social.
- desenvolver bons hábitos de sono, já que a privação de sono de qualidade leva a muitas doenças cardíacas e metabólicas.
- a meditação tem benefícios a curto e a longo prazo, ela acalma e fortalece o cérebro permitindo que funcione com uma capacidade mais elevada com menos esforço e sem stress.
- o convívio, pois somos seres sociais e temos necessidade de nos relacionarmos uns com os outros.
- o contacto com a natureza tem um impacto positivo na energia humana, não só pela maior oxigenação do sangue, por respirar um ar mais puro, como pela consciência corporal que trás e sentimento de conexão a algo maior.
Depois de termos abordado as prática para um estilo de vida saudável vamos agora desenvolver os seis métodos abaixo necessários para regular o campo energético pessoal.
1. Respiração
2. Sorriso interior e exterior
3. Pensamentos e palavras positivos
4. Meditação
5. Práticas físicas
6. Água 1,5l por dia.
RESPIRAÇÃO
A respiração é a fonte principal da energia vital disponível para todos. Através da força vital trazida pela respiração, a energia é levada para o interior do corpo. Esta troca essencial de gases, activa os chakras, revitaliza os nossos corpos subtis e físico, também fornece a energia de cura para ser utilizada.
Podemos viver longos períodos de tempo sem alimento, passar dias sem beber água, mas apenas uns poucos minutos sem a preciosa força vital recebida em cada ciclo respiratório.
Tomar consciência da respiração é um dos meios mais eficientes de se harmonizar com o momento presente pois a respiração existe num estado de presença constante. Ao focarmos a nossa atenção na respiração, a mente neutraliza-se e a intuição pode ser percebida de forma mais clara.
Para que o poder da energia trabalhe positivamente, precisa-se de uma ética poderosa e uma humildade atenta.
SORRISO INTERIOR
Sabia que o cérebro não distingue o riso verdadeiro do riso falso?
Rir liberta endorfinas no cérebro que reduzem a dor. Reforça o sistema imunitário, activando as células que combatem as infecções. Levantar a comissura dos lábios ajuda a pressão sanguínea e a reduzir o stress. Por isso mantenhamos o sorriso interno que tem uma criança ao nascer. Para quem não conhece sugiro que faça uma aula de yoga do riso e depois reproduza a técnica em casa. Ou então segure um lápis nos dentes enquanto trabalha ao computador, o efeito é o mesmo.
PENSAMENTOS E PALAVRAS POSITIVAS
Somos o que pensamos. Se os alimentos são os tijolos para o nosso corpo, os pensamentos são os tijolos da mente. Já pensou como alimenta a sua mente, com que pensamentos repetitivos diários, filmes, músicas e conversas. Se pensarmos pensamentos amorosos, a nossa vida reflectirá cada vez mais
essa energia. São muitos os livros sobre pensamento positivo e afirmações positivas para mudar as tendências autosabotadoras que por
vezes temos. No oriente existem mantras que são repetições de palavras sagradas. Por exemplo Om Mani Padme Hum ou Om Shanti
ou Hare Krishna mas também a repetição de Avé Maria ajudam a aumentar a nossa frequência cerebral.
MEDITAÇÃO
A meditação tem por objectivo acalmar a mente. Todos sabemos que muitas das vezes em vez de pensar entramos no chamado piloto automático. Somos invadidos por pensamentos que não queremos ter – acompanhados de emoções ou sentimentos que parecem possuir-nos mais do que fazerem parte da nossa reflexão ou expressarem a nossa vontade profunda. Dizemos até que, por vezes, ficamos fora de nós.
Porque é que a meditação é tão importante? Para ouvir a nossa própria voz interna, a nossa alma, entrar em contacto com as nossas verdadeiras necessidades, potencialidades e sonhos, sermos autênticos e honestos connosco mesmos. Para ter foco, aumentar a nossa energia vital e conectarmo-nos melhor com a energia universal, também chamadas de energia espiritual ou psíquica.
É preciso silêncio. Para ter uma verdadeira auto-percepção e do outro, para poder sentir a nossa verdade e a do outro. É preciso silêncio. Estarmos centrados, ficar no eixo do carrossel do ser de onde podemos observar o que se passa, em nós e à nossa volta, e não sentados nas cadeiras vertiginosas dos acontecimentos. Existem muitas técnicas e graus de meditação. Convido-vos a experimentarem várias e descobrirem qual a melhor funciona consigo. Sem este autodomínio é impossível controlar e dirigir a nossa energia psíquica. É impossível haver autoconhecimento e amor-próprio. E se eu não me conheço nem me amo, como posso pretender conhecer e amar os meus semelhantes, a minha família, os meus amigos? Se não consigo ajudar-me a mim mesmo, como quero ajudar os meus irmãos? E mesmo que tenhamos a sorte de conseguir energia psíquica em abundância sem meditação, estaremos constantemente cansados, um pouco à deriva e até sentindo o peso do isolamento.
Deixo-vos duas sugestões de meditação.
Posicionamento: Para começar sente-se num banco. Com os pés bem assentes no chão. As mãos sobre as pernas, voltadas para baixo, os cotovelos junto ao tronco. Mantenha a coluna direita. Procure que o nariz fique por cima do coração, como se quisesse cheirar o coração. Faça 3 respirações profundas e relaxe todo o corpo. Observe o ar a entrar e a sair do corpo, sinta-o. Faça silêncio mental. Fique em serena espectativa.
primeira: continue a observar o ar a entrar e a sair, conte até dez e repita sucessivamente. Se for invadido por pensamentos, recomece a contar até dez. Ao fim de 10 minutos pare. Vá aumentando o tempo em 5 minutos ao longo de cada mês. Só assim. Até atingir uma hora de meditação.
segunda: Se gostar da ideia, depois de se posicionar no banco, imagine a presença de um ser que seja, para si, o mais elevado, puro, divino, por exemplo o seu anjo da guarda, Jesus ou outro ser de Luz que seja um modelo, por quem sinta admiração e afeição. Visualize uma luz que sai do coração do ser de Luz. Essa luz entra pela cabeça, desce pela coluna e envolve todas as células do seu corpo até formar uma bola de energia à sua volta. Agora que se sente em paz dentro dessa bola de luz. Pergunte o que precisa saber ou peça a cura e fique em silêncio. Se quiser pode falar um pouco com o Ser. Cultive a fé, a confiança. A cura, a resposta, a solução irão aparecer em breve – mesmo que não seja durante a meditação. No final dos 10 minutos agradeça pelas bênçãos recebidas.
Seja persistente, medite todos os dias. Sempre que sentir que está a perder o controlo das suas próprias emoções. Preserve a sua energia, que é a própria vida, o seu bem mais precioso. Use a sua energia com discernimento e crescerá em autoconhecimento.
PRÁTICAS FÍSICAS – Como praticas físicas, recomendo exercícios respiratórios, caminhadas, posturas estáticas como os alongamentos de Yoga, ou movimentos coordenados com a respiração como no Chi kung (ou Qigong) ou no Tai Chi. Ginásticas energéticas que mantêm o corpo forte e flexível, melhoram a postura e facilitam a livre circulação de sangue, linfa e energia. Apenas 30 minutos de caminhada vigorosa (sem pesos nos ombros) e 10 minutos de ginástica diária por dia fazem melhor do que 2 ou mais horas uma a duas vezes por semana.
ÁGUA 1,5 L POR DIA. Água é o verdadeiro elixir da longa vida! Sabia que por vezes confundimos a sensação de sede com fome. Manter o corpo hidratado ajuda nas actividades de todas as nossas células, no funcionamento dos rins, regulação da temperatura corporal e pressão arterial, desintoxicação, entre outras actividades importantes do organismo. O peso do nosso corpo é constituído por 60/70% de água. Beba de vez em quando água mineral, não beba sempre da mesma marca. E sobretudo beba pouco na hora da refeição para não diluir o suco gástrico e com isso atrasar a digestão. Beba no intervalo das refeições, de preferência com o estômago vazio. Zele pela pureza da água que bebe tanto como pela pureza dos seus sentimentos. A água canalizada é boa para beber mas lembre-se que pode sempre melhorar. Existem filtros para ter em casa que eliminam o cloro, flúor e outras impurezas. Um corpo mal hidratado não será um bom condutor da energia psíquica e da consequente clareza e equilíbrio mental. A informação transita pelas águas.
Esta foi uma introdução para se familiarizar com a cura energética e espiritual. Corpo e espírito são um todo indissociável. E um curador deve primeiro aprender a curar-se a si próprio e ser um exemplo daquilo que recomenda. Há quem nasça com o dom de curar, aliviar a dor do outro. Para quem não tem o dom de nascença poderá começar a cultivá-lo através destas práticas. O Amor e a disciplina colocados na vontade de ajudar farão o resto.
Boas práticas! E qualquer questão, não hesitem, contactem-me.
Comments