Caderno de Artes Terapêuticas
- Filomena Santos
- 16 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Este é um trabalho, uma viagem de introspecção e auto-descoberta.
clique na imagem para aceder aos detalhes deste curso online
O Caderno de Artes Terapêuticas está centrado no essencial a todo o ser humano. Facilita a expressão e a síntese, resgatando o conhecimento interior.
Trata-se de uma viagem reveladora e estruturante do ser. Por meio da escrita é possível iniciar um movimento de transformação da própria vida.
É um escrever intuitivo, sem barreiras gramaticais ou preocupação com o sentido, por princípio, embora não impeça movimentos de busca por coesão na escrita para compreender o que se passa connosco, possibilitando-nos reescrever a nossa história. Permite até a criação artística, pelo prazer da escrita. Não fizeram assim os escritores, os pintores, os artistas? Sabemos já que muitos dos que sofreram repressões externas, encontraram na escrita uma possibilidade de expressar o sentimento que transbordava em seu coração, angústias e desejos. Essa é uma viagem de liberdade interior, com o objetivo de recuperar o sentir e tomar contato com os objetos que geram as emoções. Ao reconhecer padrões que se repetem, numa rotina de pensamentos e comportamentos dia após dia, aprendemos a não submetermos o tempo todo a esses comportamentos repetitivos, e passamos a nos focar em atividades que nos levam a crescer. Permite o “dar-se conta”, possibilitando reaprender o pensar e o sentir. Permite o conhecimento dos nossos limites e a distinguir o que nos é essencial, reorganizando a nossa saúde mental e emocional
Índice:
SOBRE OS AUTORES
PORQUE PRATICAR ESCRITA TERAPÊUTICA
O QUE É A ESCRITA TERAPÊUTICA? PORQUE É REVELADORA E TRANSFORMADORA?
A ESCRITA TERAPÊUTICA TRANSFORMANDO VIDAS
AUTO-IMAGEM
O DESEJO NÃO É MAU NEM É BOM, NÃO É UM BEM NEM É UM MAL
DESEJO DE AUTOPRESERVAÇÃO
O DESEJO DE ANIQUILAMENTO
A SOMBRA
EXERCÍCIO 01 ESCREVER LIVREMENTE
EXERCÍCIO 02 LUZ E SOMBRA
EXERCÍCIO 03 AS SOMBRAS
EXERCÍCIO 04 MASSAGEM PSÍQUICA
EXERCÍCIO 05 POR ENQUANTO
BIBLIOGRAFIA
WEBGRAFIA
Comentarios