top of page

Aos Pés do Mestre

de Jiddu Krishnamurti



Se tivesse de escolher um único livro para ficar comigo para sempre... seria este.


Excertos do livro


AOS QUE BATEM

Do irreal conduz-me ao Real.

Das trevas conduz-me à Luz.

Da morte conduz-me à Imortalidade




Quatro são as qualidades necessárias para a Senda:

I – Discernimento.

II – Ausência de desejos (Desapego, abnegação).

III – Boa conduta.

IV – Amor.


Tentarei dizer-te o que sobre cada uma delas o Mestre me ensinou.


I – DISCERNIMENTO


A primeira dessas qualidades é o Discernimento, vulgarmente tomado no sentido daquela distinção entre o real e o irreal, que conduz o homem para a Senda. É isto; mas é muito mais ainda, e deve ser praticado, não somente no começo da Senda, porém a cada passo que nela diariamente se dá, até o fim. Entras para a Senda porque aprendeste que somente nela se podem encontrar as coisas dignas de aquisição. Os homens que não sabem, trabalham para adquirir a riqueza e o poder, porém estes bens são, quando muito, para uma vida somente e, portanto, irreais. Há coisas maiores do que essas – coisas reais e duradouras; quando as tiveres visto uma vez, não mais desejarás as outras.


(...) Tudo isto é simples; necessitas apenas compreender.


Há, porém, algumas pessoas que recusam-se a prosseguir em objectivos terrenos, somente no intuito de alcançar o céu, ou para atingir a libertação pessoal dos renascimentos. Não deves cair neste erro.


Se te esqueceste completamente de ti mesmo, não te podes preocupar com a época da libertação do teu Ego ou com a espécie de céu que lhe caberá. Lembra-te que todo desejo egoísta é um liame e, por muito elevado que seja o seu objectivo, enquanto dele te não desembaraçares, não estarás completamente livre para te devotares à obra do Mestre. Quando tiverem desaparecido todos os desejos pessoais, poderá ainda restar o de apreciares o resultado do teu trabalho.


Se auxiliares alguém, quererás ver até que ponto o tens ajudado; talvez mesmo queiras que ele o reconheça também e se te mostre grato. Isto, porém, é ainda o desejo e também uma falta de confiança.


Quando aplicares a tua energia em auxiliar alguém, há de advir daí um resultado, quer possas vê-lo quer não; se conheces a Lei, sabes que deve ser assim.


Precisas, pois, fazer o bem por amor ao bem, e não com a esperança da recompensa. Trabalha por amor ao trabalho e não para ver o resultado; deves entregar-te ao serviço do mundo porque o amas e não podes deixar de fazê-lo.


Não desejes os poderes psíquicos; eles virão quando o Mestre achar que melhor te será possuí-los. Forçá-los muito cedo traz consigo muitas perturbações; frequentemente o seu possuidor é desencaminhado por falazes espíritos da natureza, ou então se torna vaidoso e se julga isento de cair em erro; em todo o caso, o tempo e a força necessários para adquiri-los poderiam ser gastos em trabalhar para os outros.



Comments


filomena santos terapeuta - paz interior e auto-realização
logotipo mena 2025_edited.png

Cuide de si agora, para voltar ao ritmo da vida com um novo sorriso. Recupere-se, reencontre-se e floresça. Eu estou aqui para tocar, acolher e inspirar o seu corpo e a sua mente no caminho de volta ao bem-estar. Mena Santos

bottom of page