Chá de Erva Mate
- Filomena Santos
- 16 de mai. de 2021
- 1 min de leitura

Quais os benefícios?
Na sua composição a erva mate inclui cafeína, teofilina, teobromina, (estimulantes leves também encontrados em chás verde e preto e no chocolate escuro), minerais e vitaminas é rico em minerais como cobre, manganês, potássio, ferro, zinco, assim como as vitaminas, A B1, B2, C e E, ácido fólico, taninos, tem alta concentração de compostos fenólicos e flavonóides o que lhe dá as propriedades de anti-oxidante, diurético, laxante suave, estimulante e afrodisíaco.
Esta erva medicinal é útil para, combater o colesterol mau (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir a taxa de glicose no sangue (triglicerídos), saciar a fome, estimular a função cerebral, melhorar a circulação sanguínea, facilitar a digestão, limpar a pele e, além disso, também contribui para um sistema cardiovascular e respiratório saudável, ajuda a emagrecer e na prevenção do cancro.
O consumo de erva mate deve ser moderado, como de todos os chás, duas porções por dia no máximo.
Mudanças no estilo de vida são essenciais para melhorar e manter a sua saúde.
Faça actividade física regular - procure fazer, pelo menos, 30 minutos de caminhada por dia.
Controle o peso - se você está acima do peso, perder apenas 5% a 10% do seu peso já pode fazer uma grande diferença a sua saúde.
Escolha gorduras saudáveis - coma salmão, sardinha e atum. Além disso, evite gorduras transformadas/saturada, encontradas em margarinas e alimentos processados.
Coma mais fibras - frutas, legumes e alimentos integrais são boas fontes.
Evite fumar - o fumo prejudica a circulação sanguínea e todo o processo de nutrição, limpeza e eliminação do sangue e consequantemente, da células de todo o organismo.
Beba álcool com moderação - as bebidas alcoólicas são transformadas em açúcar pelo organismo.
Comments